Revista Rosa

Volume 8

8

Carmela!

Apresentação

A Revista Rosa apresenta neste dossiê conversas e textos atuais de artistas e críticos que vêm acompanhando a vigorosa obra de Carmela Gross, presença constante na arte brasileira dos últimos sessenta anos.

Carmela instiga relações dialógicas entre o passante, a cidade e a sua obra, com um olhar arguto e crítico sobre a cidade contemporânea em suas dimensões histórica, política e social. Tendo o desenho como motor de sua produção, a artista atua em várias linguagens e mídias, que se desdobram em exposições, intervenções, aulas, entrevistas e publicações, entrecruzando agentes, fluxos e materialidades na esfera pública.

Abrimos o dossiê com “Pegar, subir, correr”, em que Flora Leite perscruta registros fotográficos dos anos 1960 nos quais Carmela aparece ao lado de Nuvens e de outras de suas peças. Seguimos com “Facas esfoladoras, correram, escamaram, retalharam”, texto em que Renata Pedrosa aborda a dimensão de paródia na obra Facas (1994). Já Fernanda Lopes, em “Ponto de não retorno”, discorre sobre a tensão entre superfície e tridimensionalidade na obra Hino à bandeira (2002). O texto seguinte, de Pedro Vieira, “R, de rua”, faz um percurso por espaços arquitetônicos e urbanos, onde obras da artista se inserem. Em “Bater carteiras”, Ana Dias Batista pensa nos vulcões e no porquê eles interessam a Carmela e à própria autora. Já em “Carmen Dolores”, apresentamos uma conversa entre Carolina Caliento, Deyson Gilbert, Gustavo Motta, Renata Pedrosa, Wallace V. Masuko e Carmela Gross, que tangencia três aspectos de sua produção: a operação sinuosa com a linguagem, a interlocução com outros artistas e a sistematização do processo de trabalho no tempo. Fechamos com “Céu I-XXXIII”, índice de Passagens celestes em obras da artista, rearranjadas por Wallace V. Masuko.

Fontes luminosas, Passantes, Figurantes e Vulcões são vídeos que animam trabalhos homônimos e cadernos de desenhos, compondo o dossiê com Bando — bichos-desenho de Carmela que invadem todos os espaços da Rosa 8-2.

Agradecemos imensamente a Carmela! Por sua disposição em acompanhar o processo de construção deste dossiê, a todos os colaboradores supracitados, a Marcelo Zoppi pela edição sonora da conversa e a Carolina Caliento pela edição dos vídeos.