Revista Rosa

Sumário de tópico

8

Colaboradores

Hors-série
A disputa Israel × Palestina sob a perspectiva da guerra

Bruno Huberman

É professor do curso de relações internacionais da PUC-SP. Mestre e doutor em relações internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (Unesp/Unicamp/PUC-SP). Integrante do Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais (Geci) da PUC-SP e do Vozes Judaicas por Libertação. Autor de A colonização neoliberal de Jerusalém Oriental, a ser publicado por Educ/Editora Contracorrente em 2024.

Carla Rodrigues

É professora de ética no departamento de filosofia da UFRJ, pesquisadora dos programas de pós-graduação em filosofia da UFRJ e da UFF. Bolsista de produtividade do CNPQ e da Faperj. É coordenadora do laboratório Filosofias do Tempo do Agora (Lafita/CNPQ), onde estão articuladas rede de pesquisadores/as em torno de temas da filosofia política contemporânea.

Cícero Araújo

Professor titular de teoria política do Departamento de Ciência Política, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas — FFLCH/USP.

Daniel Golovaty

Bacharel em história pela USP. Foi membro do movimento pacifista Paz Agora. Foi editor da Revista Fevereiro. Formado em psicanálise, atendeu na clínica aberta da Casa do Povo e atua em clínica particular.

Douglas Barros

É doutor em ética e filosofia política pela Unifesp, escritor, ensaísta, autor dos livros Lugar de negro, lugar de branco? Esboço para uma crítica à metafísica racial (editora Hedra) e Hegel e o sentido do político (editora LavraPalavra).

Isabela Agostinelli

É doutora em relações internacionais pelo programa de pós-graduação “San Tiago Dantas” (Unesp, Unicamp, PUC-SP). Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais (Geci) da PUC-SP e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU). Especialista em estudos sobre Palestina/Israel, com foco na Faixa de Gaza. Seus interesses de pesquisa incluem colonialismo e pós-colonialismo, violência e conflitos na sociedade internacional contemporânea, segurança internacional e teorias das relações internacionais.

Judith Butler

É professora de literatura comparada no Departamento de Retórica da Universidade da Califórnia, em Berkley, onde também é fundadora do Programa de Teoria Crítica e do Consórcio Internacional de Programas em Teoria Crítica. É professora titular da cátedra Hannah Arendt na European Graduate School, Suíça. Integra diversas organizações sociais, como a American Philosophical Society, o Jewish Voice for Peace e o Center for Constitutional Rights.

Leonardo Avritzer

É professor titular do Departamento de Ciência Política da UFMG e membro do Comitê Gestor do IDDC — Instituto da Democracia e Democratização da Comunicação.

Manoela Miklos

É mestre e doutora em relações internacionais, especialista em direitos humanos, estudos de gênero e segurança pública. É ativista feminista, apresenta o podcast Novo Normal, fundou o coletivo feminista Agora É Que São Elas e escreve sobre gênero, direitos e política e colabora regularmente com a Folha de S. Paulo, a revista Veja, o coletivo de jornalismo independente Mídia Ninja e o portal feminista latino-americano Nómada, dentre outros.

Marcelo Coelho

Mestre em sociologia pela FFLCH-USP e articulista do Nexo e do Poder 360. Escreveu, entre outros, Crítica cultural: teoria e prática (Publifolha), Montaigne (Publifollha), Patópolis (Iluminuras) e Jantando com Melvin (Iluminuras).

Maurice Jr. Labelle

É professor da Universidade de Saskatchewan e participa da Non-Aligned News Research Partnership.

Miguel Fausto

É psicólogo formado pela Universidade de São Paulo. Atua em consultório particular com adultos, adolescentes e crianças.

Sonia Corrêa

Socióloga, pesquisadora da Abia (Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids) e coordenadora do Observatório de Sexualidade e Política.

Rashid Khalidi

É professor de estudos árabes da Universidade de Columbia e autor de The Hundred Years' War on Palestine: A History of Settler Colonialism and Resistance, 1917–2017.

Tâmis Parron

É autor de A política da escravidão no Império do Brasil (Civilização Brasileira, Prêmio Jabuti em Ciências Humanas) e coordenador da coleção Narrativas da escravidão (Hedra, eleita para o PNLD 2021). Foi Volkswagen Fellow em Harvard (2016–2017).