5

O sol chileno: Convenção Constitucional e governo Boric

Rodas da Rosa #23

O Chile vive hoje uma ebulição social e política que traz consigo um forte sopro de esperança e renovação, e que ultrapassa as fronteiras do país. Nesta Roda da Rosa, convidamos três colegas que vêm estudando, sob diversos ângulos, a conjuntura chilena, em especial os dois mais importantes desdobramentos do "estallido social" de 2019: a Convenção Constitucional, em curso, e a vitória de Gabriel Boric, candidato de uma coalizão de esquerda, nas eleições presidenciais do ano passado. Eles compartilharão conosco suas análises sobre os desafios do processo de elaboração da Constituição e as perspectivas do novo governo.

Convidados

Joana Salém Vasconcelos — Professora de História na Faculdade Cásper Líbero; doutora em História Econômica pela USP com a tese "O lápis é mais pesado que a enxada", sobre a reforma agrária no Chile.

Daniel Mandaca Garay — Professor e pesquisador no Centro de Estudios Políticos y Constitucionales de Valparaíso, no Chile. É também assessor do Convencional Jaime Bassa.

Ester Gammardella Rizzi — Professora do Curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH-USP e integrante do grupo de estudos Neoliberalismo, Subjetivação e Resistência, vinculado ao IEA-USP, e do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic-USP). Realizou uma estadia acadêmica para observar a Convenção Constitucional chilena em fevereiro de 2022.

Mediação: Cicero Araújo