3

A crise interminável da Nicarágua e a afasia das esquerdas

Rodas da Rosa #19

Três anos após a repressão feroz em que centenas de nicaraguenses morreram ou foram presos e torturados, e milhares tiveram que se exilar, o regime de Manágua acaba de prender quatro pré-candidatos presidenciais da oposição, bem como várias figuras históricas sandinistas fiéis a uma vocação democrática pisoteada pelo sinistro casal Daniel Ortega-Rosario Murillo. Parece-nos urgente tentar entender como um processo revolucionário quase unânime da esquerda latino-americana sobre o assunto.

Convidados

Morrena Herrera é feminista salvadorenha e ativista dos direitos humanos. Foi membro fundador da organização feminista Ls Dignas, e é membro da La Colectiva Feminista para el Desarollo Local. Durante a Guerra Civil salvadorenha, Herrera foi guerrilheira e combatente da liberdade da Frente Rafabundo Martí de Libertação Nacional.

Humberto Meza é nicaraguense, doutor em Ciência Política pela Unicamp e atualmente pesquisador da UFRJ. É especialista nos temas de ativismo, moimentos sociais e relaçnoes com os partidos políticos. Foi colunista da revista Confidencial, da Nicarágua e colaborador do site SPW.

Mediação:

Marc Saint-Upéry é jornalista, editor e tradutor francês residente em Quito, Equador. Autor de El sueño de Boívar. El desafío de las izquierdas sudamericanas.