3

Colaboradores

André Vallias

É poeta, designer gráfico, produtor de mídia interativa e tradutor brasileiro.

Augusto de Campos

É poeta e tradutor, um dos fundadores do movimento concretista na poesia.

Ben Fine

É professor emérito de economia na Escola de Estudos Africanos e Orientais (Soas) da Universidade de Londres e professor visitante na Escola de Governo de Wits, da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul. Publicou trezentos artigos e trinta livros, sendo agraciado com os prêmios Deutcher e Myrdal. É também diretor da Iniciativa Internacional para a Promoção da Economia Política (iippe.org).

Caetano Veloso

É um dos mais importantes músicos da música popular brasileira. Há até que o considere internacionalmente um dos melhores compositores do século XX, sendo comparado a nomes como Bob Dylan, Bob Marley, John Lennon e Paul McCartney. Ele próprio não se considera à altura nem dos colegas citados nem dos seus compatriotas Milton Nascimento, Gilberto Gil ou Djavan, entre outros — sem falar em Tom Jobim.

Carla Rodrigues

Professora de ética no Departamento de Filosofia da UFRJ, pesquisadora do programa de pós-graduação em filosofia no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFSC/UFRJ) e bolsista de produtividade da Faperj. Estuda teorias feministas, notadamente a partir da obra de Judith Butler, conjugando questões de gênero com formulações críticas à violência colonial e suas atualizações no neocolonialismo. É coordenadora do Laboratório Filosofias do Tempo do Agora (Lafita/CNPQ), onde estão articuladas rede de pesquisadores/as em torno de temas da filosofia política contemporânea.

César Mortari Barreira

É doutor em teoria e filosofia do direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Pesquisador do Laboratório de Estudos Interdisciplinares Crítica e Capitalismo (Leicc-Uerj). Coordenador científico do Instituto Norberto Bobbio — Cultura, Democracia e Direitos Humanos. Seu último livro (em coautoria com Raymundo Magliano Filho) é Capitalismo, catolicismo e neopentecostalismo (Labrador, 2020).

Cícero Araújo

Professor titular de teoria política do Departamento de Ciência Política, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas — FFLCH/USP.

Daniel Kondo

Iniciou sua carreira de ilustrador na publicidade. Atualmente ilustra a coluna “Últimas Palavras” do jornal O Estado de S.Paulo. Em 2009, participou da FlipZona para apresentar seu trabalho sobre tecnologias digitais na produção do livro Surfando na marquise (Editora Cosac Naify). Foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria ilustração com os livros Minhas contas e Surfando na marquise.

Daniel Scandurra

É músico e artista visual. Para conhecer outros trabalhos que fez a partir de Augusto de Campos, visitar o site https://internet.hotglue.me/au9ust0.

Débora Bolsoni

É artista plástica, costumava mostrar seus trabalhos no espaço físico.

Eduardo Jorge de Oliveira

É doutor em teoria literária e literatura comparada (UFMG) e professor de literatura, cultura e media (Universidade de Zurique).

Fábio Pitta

É professor assistente do departamento de Geografia da USP e Coordenador de Projetos e Pesquisador da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos.

Fernando Haddad

É membro do PT, professor na Universidade de São Paulo e no Insper, ex-ministro da educação e ex-prefeito de São Paulo.

Gonzalo Aguilar

É professor catedrático de literatura brasileira e portuguesa na Universidade de Buenos Aires e pesquisador do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas e Técnicas (Conicet). Dirige a cadeira de literaturas da América Latina da Universidade Nacional de San Martin e foi professor visitante em Stanford, Harvard e Universidade de São Paulo. É autor, entre outros, dos livros A poesia concreta: as vanguardas na encruzilhada modernista (Edusp, 2005), Otros mundos — Un ensayo sobre el nuevo cine argentino (2006, traduzido para o inglês), Por una ciencia del vestigio errático — Ensayos sobre la antropofagia de Oswald de Andrade (2010) e Más allá del Pueblo — Imágenes y políticas del cine (2015).

Guilherme Gontijo Flores

É poeta, escritor, tradutor e professor de Língua e Literatura Latina na UFPR, coeditor do blog e revista escamandro e membro fundador do Grupo Pecora Loca, dedicado à poesia antiga em tradução.

Guilherme Leite Gonçalves

É professor de sociologia do direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pesquisador-bolsista do CNPQ. Foi professor visitante em várias universidades alemãs (FU Berlin, Bremen, Friedrich-Schiller Jena e Kassel). É também coordenador do Laboratório de Estudos Interdisciplinares Crítica e Capitalismo (Leicc-Uerj). Seu último livro (em coautoria com Sérgio Costa) é Um porto no capitalismo global (Boitempo, 2020).

Jairo Gerbase

É psiquiatra, psicanalista, membro do Campo Psicanalítico e do Campo Lacaniano, autor de O homem tem um corpo (Associação Científica Campo Psicanalítico, 2020) e diversas publicações em psicanálise.

Jorge Sallum

É editor e fundador da editora Hedra. Formado em história na Universidade de São Paulo, fez também fez mestrado no Departamento de Letras Clássicas, tendo como objeto de pesquisa textos retóricos platônicos ligados ao círculo filosófico de Proclo. Foi militante do Partido Comunista Brasileiro no final dos anos oitenta, quando iniciou seus estudos em russo. Traduziu com Tatiana Larkina o poema O que é bom, o que é ruim (2012), de Maiakóvski.

José António Sestelo

É doutor em saúde coletiva pela UFRJ, pesquisador do GPDES/UFRJ e autor do livro Planos de saúde e dominância financeira (Edufba, 2018).

Lena Lavinas

Professora titular do Instituto de Economia da UFRJ. Dedica-se ao estudo das políticas sociais em meio às transformações do capitalismo contemporâneo, em particular a ascensão da grande finança. É membro de vários comitês editoriais e é pesquisadora associada de centros de pesquisa na Alemanha e Argentina. Atualmente é membro da Escola de Ciência Social do Instituto de Estudos Avançados (IAS) de Princeton.

Lucas Figueiredo Silveira

É graduando em letras pela USP. Teve textos publicados no Brasil e em Portugal. Traduz do francês e do catalão.

Manuel Antônio Dias Bandeira

Criador de imagens no entrecruzamento das artes visuais com a literatura, estreia como ilustrador nesta edição da Rosa.

Marcela Vieira

Formada em letras pela USP, fez mestrado em tradução na Universidade Paris 8. É tradutora, ex-editora da Revista Fevereiro e cofundadora e curadora do site de arte aarea. Atualmente faz doutorado em cotutela entre a USP e a Paris 8 e estuda a importância da tradução da obra de Marquês de Sade no século XXI.

Marcelo Coelho

Mestre em sociologia pela FFLCH-USP e articulista da Folha de S. Paulo. Escreveu, entre outros, Crítica cultural: teoria e prática (Publifolha), Montaigne (Publifollha), Patópolis (Iluminuras) e Jantando com Melvin (Iluminuras).

Marcelo Noah

É doutorando no Departamento de Romance Studies na Universidade de Duke, nos Estados Unidos. Em Porto Alegre, apresentou programas sobre literatura e cultura na Rádio da Universidade e Ipanema FM, além de dirigir a rádio Minima.fm.

Marco Noregna

É artista visual colombiana com ampla prática em desenho e quadrinhos.

Maria Luisa Mendonça

É doutora em geografia humana pela USP, pesquisadora visitante no Center for Place, Culture and Politics — CUNY Graduate Center, diretora da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos e autora do livro Economia política do agronegócio, Editora Annablume, 2018.

Marilá Dardot

É artista visual e mestre em artes visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vive e trabalha na Cidade do México.

Marina Bedran

É professora de literatura e cultura lusófona no Departamento de Línguas Modernas e Literatura da Johns Hopkins University, doutora em espanhol e português pela Princeton University e mestre em teoria literária e literatura comparada pela USP.

Marjorie Perloff

É professora emérita de inglês na Universidade de Stanford, autora, dentre outros, do livro Unoriginal Genius: Poetry by Other Means in the New Century (University of Chicago Press, 2010).

Matheus Ichimaru

Bacharel em física e em filosofia pela Universidade de São Paulo e doutorando em ética e filosofia política pela mesma instituição.

Nancy Perloff

É musicóloga, historiadora de arte e curadora de arte contemporânea do Getty Research Institute (GRI).

Nathalia Silva Carneiro

É doutoranda do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo na área de teoria política, instituição pela qual também é mestra. Em seu mestrado, realizou uma consideração anticolonial do pensamento de Hannah Arendt. Atualmente, continua a pesquisar a relação entre racialidade e política. É membra da Coletiva Gira, grupo de estudos e de intervenção antirracista e anticolonial. É também membra da Frente Pró-cotas de Pós-graduação da USP.

Negin Moghadardoost

Nasceu em 1993 no Irã. Mora em Tehran. É designer gráfica e roteirista.

Nicolau Gayão

É mestrando em sociologia pelo DS-FFLCH/USP e membro da Gira (Grupo Interdisciplinar de Raça e Política), pesquisa vida e obra de Frantz Fanon, morte e violência.

Nicolás Llano

Doutor em ciências da comunicação (Universidade de São Paulo). Atuou como pesquisador internacional na Universidade de Copenhagen (Dinamarca, 2014–2015) e participou do curso Code Societies na School for Poetic Computation (New York, 2018). Autor de 5-5 (Salvaje, Bogotá), incluído como parte do componente editorial do 44º Salão Nacional de Artistas (Pereira, Colômbia). É um dos editores do livro Antropologia & Comunicação (Indo, 2014). Colabora com diferentes publicações artísticas e culturais: ExtraExtra (Holanda), Letras Libres (México), Matera (Colômbia).

Patrícia Lino

É poeta e professora auxiliar de literaturas e cinema luso-brasileiros na Ucla. É autora de O kit de sobrevivência do descobridor português no mundo anticolonial (Macondo, 2020), Não é isto um livro (Ediciones Vestigio, 2020) e Manoel de Barros e a poesia cínica (Relicário, 2019). Dirigiu Anticorpo. Uma paródia do Império Risível (EUA 2019; Brasil 2020) e Vibrant Hands (2019). Lançou também o álbum de poesia mixada I Who Cannot Sing (Gralha Edições, 2020). Apresentou, publicou e expôs ensaios, poemas e ilustrações em mais de seis países. Foi uma das poetas portuguesas convidadas a participar na Feria del Libro de Bogotá e na Fiesta del Libro y la Cultura de 2020. A sua investigação centra-se na poesia contemporânea, culturas visual e audiovisual, paródia, anticolonialismo e cinema brasileiro. É membro integrado do Ucla Latin American Institute e colaboradora do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa.

Pedro Ambra

É psicanalista, professor de psicologia da PUC-SP, doutor pela USP e pela Université Paris VII.

Pedro Zylbersztajn

É artista e pesquisador, e investiga a relação circular entre linguagem, protocolos de manutenção do cotidiano, tecnologia e autoridade. Entre suas atividades, destacam-se as individuais Como se eu fosse o fotógrafo: Carlos Amadeu Gouvêa, 1971 na Casamata (RJ, 2016) e Brickwork na Americas Society (NY, 2018), a 12ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, a conferência Édouard Glissant’s Tout-Monde (CUNY, NY), e as coletivas Trembling Thinking (Americas Society, NY) e L’intolerable ligne droite (Art & Essai, França). É mestre pelo Programa em Arte, Cultura e Tecnologia do MIT (EUA).

Rafael RG

É artista e escritor. Formou-se em artes visuais pela Universidade de Belas Artes de São Paulo.

Raquel Campos

É professora e pesquisadora. Mestra e doutora em letras pela UNB. Foi visiting assistant in research em Yale University, EUA, entre junho e novembro de 2017. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado na Ufscar.

Roberta Soromenho Nicoleti

É pós-doutoranda na Universidade de São Paulo (Departamento de Filosofia) e pesquisadora-convidada na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Cespra/Ehess).

Suely Aires

É psicanalista, professora do Instituto de Psicologia (Ufba), doutora em Filosofia (Unicamp), membro do Colégio de Psicanálise da Bahia e do Centro de Pesquisa Outrarte: Psicanálise Entre Ciência e Arte (Unicamp).

Tom Vieira

É artista visual e também trabalha em produção no audiovisual e no teatro como iluminador. Atualmente vive em Barcelona.

Victor Galdino

É bacharel, mestre e doutor em filosofia pela UFRJ e formado no Corpo Freudiano da Escola de Psicanálise. Integrante do Laboratório Filosofias do Tempo do Agora (Lafita/CNPQ/UFRJ).